Anonymous ataca sites do governo de Istambul em "apoio" aos protestantes antigoverno do país


Ontem o grupo Anonymous em seu perfil oficial do Twitter, os hacktivistas anunciaram a hastag #OpTurkey. O grupo também criou um website chamado Operação Turquia, que possui seus últimos feitos em nome do protesto.



"Porque você deveria ter nos esperado babacas", escreveu o grupo no Twitter (leia o tweet oficial), que também tinha um link para o canal do grupo no YouTube, o vídeo que vem acompanhado a uma narração de voz robótica - e da retórica anti-governo, que é bem popular em vídeos de protestos e anunciamentos do grupo.

A voz no vídeo entoou: "Vamos atacar cada internet e recurso de comunicação do governo turco. Você censurou meios de comunicação social e outras comunicações do seu povo, a fim de suprimir o conhecimento de seus crimes contra eles. Agora Anônimo vai fechá-lo para baixo.. e, em suas próprias pessoas vão removê-lo do poder. Deixe o 'Summer turco começar!". Confira:



O grupo começou imediatamente alegando vítimas através de sua assinatura distribuir ataques de negação de serviço (DDoS), alguns dos quais foram confirmados por especialistas em segurança na Radware, uma empresa de segurança de rede, que trabalha com alguns dos alvos. Entre as vítimas estavam vários sites do governo, o site do Departamento de Polícia de Istambul, e no site do Partido da Justiça e Desenvolvimento - o partido do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

A empresa Radware confirmou os ataques DDoS, e disse ao site americano Mashable que, em uma amostra aleatória de 30 minutos, eles encontraram mais de 600 milhões de pacotes. Ronen Kenig, diretor de soluções de segurança da Radware, descreveu isso como um ataque de médio porte.

"Esta é uma operação padrão Anônimo", disse ele. Ele acrescentou que esse ataque - ao contrário de outros - foi uma bem coordenada, e, do ponto de vista Anonymous, muito bem sucedida.

Enquanto Kenig não poderia confirmar cada site que o Anonymous afirmaram ter retirado do ar, ele confirmou que alguns sites ficou offline como parte da operação dos hacktivistas.

Anonymous anunciou sua campanha on-line dois dias depois de os protestos em Istambul . Os protestos começaram como uma reunião no histórico Gezi Park de Istambul, para um período de quatro dias sit-in contra os planos para derrubar o parque. O que começou como um protesto pacífico rapidamente escalou como a polícia usou canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersar as manifestações anti-governamentais.

Fonte: Mashable.