
![]() |
Conceito desenhado pelo site AppleInsider da patente (Fonte: AppleInsider) |
Um par de pedidos de patentes feitos pela Apple entrou ao órgão de Patentes e Marcas dos EUA que revelam que a empresa está trabalhando em projetos pouco ortodoxos de baterias com células curvas e formas irregulares, sugerindo um aparelhos mais fino.
Os pedidos de patentes (1, 2), para "células de bateria curvas para dispositivos eletrônicos portáteis" e "Pilhas não-retangulares para dispositivos eletrônicos portáteis", ambos descrevem métodos em que a bateria pode ser concebidas e fabricadas para incorporação em um aparelho bastante fino. Ambas pedidas em 28 de outubro de 2011.
No pedido de patente a Apple adicionou a seguinte descrição: “Em algumas peças, a curva é criada para facilitar o uso eficiente do espaço interno de um aparelho portátil. Por exemplo, a curva pode ser formada em uma ou mais pontas da bateria de forma a permitir que ocupe um espaço curvo dentro de um laptop, tablet, smartphone, PDA, câmera digital, players de mídia e qualquer outra forma de dispositivo eletrônico com bateria.”
Na segunda aplicação de um método semelhante é empregada, mas em que o primeiro utiliza a pressão e calor para definir a forma, a propriedade de "não-rectangular" remove material da bateria antes de empilhamento das camadas de células. É dado um exemplo de como uma forma não-rectangular, pode ser conseguido através da remoção de material a partir de um ou mais lados do ânodo e cátodo para formar um canto arredondado. Ao utilizar este método, diversas espessuras podem ser alcançados, tais como as observadas no IPAD de quarta geração.
![]() |
Outro conceito pelo mesmo site mostrando agora como seria a tecnologia aplicada ao iPad (Fonte: AppleInsider) |
Fonte: Canaltech, AppleInsider.