O Oscar de melhor atriz é um prêmio oferecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas às atrizes que trabalham na indústria cinematográfica e são consideradas as melhores de cada ano. As indicações são feitas pelos membros da Academia, que são atores ou atrizes.
Melhor Atriz
Glenn Close — Albert Nobbs
Uma mulher se passa por um homem (Albert Nobbs) para trabalhar e sobreviver na na Irlanda do século XIX. Cerca de trinta anos depois de vestir roupas masculinas, ele se encontra presa em uma prisão de sua própria criação.
Viola Davis — The Help
The Help (Histórias Cruzadas (título no Brasil) ou As Serviçais (título em Portugal)) é um filme de drama, que surgiu do livro romance homônimo de Kathryn Stockett. O filme é um retrato sobre uma jovem mulher caucasiana, Eugenia “Skeeter” Phelan, e o seu relacionamento com duas empregadas negras durante a era americana dos Direitos civis no idos de 1960. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspectiva das empregadas (conhecido como The Help), mostrando o racismo que elas enfrentam quando estão trabalhando para famílias de brancos.
O filme é ambientado em Jackson, Mississippi, e estrela Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Sissy Spacek, Mike Vogel, Mary Steenburgen e Allison Janney. The Help teve boa critica e tornou-se um grande sucesso. Em 29 de Janeiro o elenco recebeu o Screen Actors Guild Awards de Melhor Elenco em cinema.
Rooney Mara — The Girl with the Dragon Tattoo
Esperando se distanciar das consequências de uma condenação por difamação, o jornalista Mikael Blomkvist vai para uma ilha remota ao norte da Suécia onde o assassinato não resolvido de uma jovem garota ainda atormenta seu tio industrialista quarenta anos depois. Abrigado em um chalé na ilha onde o assassino ainda pode estar vivendo, a investigação de Blomkvist o leva para dentro dos segredos dos ricos e poderosos, também o aproximando de uma aliada improvável—a cracker punk Lisbeth Salander.
Meryl Streep — A Dama de Ferro
A Dama de Ferro conta a comovente história de Margaret Thatcher, uma mulher que quebrou as barreiras de gênero e classe para ser ouvida em um mundo dominado pelos homens. A história diz respeito ao preço que se paga pelo poder, e é um retrato surpreendente e íntimo de uma mulher extraordinária e complexa.
O Foco principal do filme, é o cenário da Guerra das Malvinas, em 1982, quando a Inglaterra declara guerra a Argentina.
Michelle Williams — My Week with Marilyn
No filme, é mostrada a visão de Colin Clark, que trabalha como assistente no set britânico de The Prince and the Showgirl, da relação dos protagonistas Laurence Olivier e Marilyn Monroe. A atriz também está no Reino Unido em lua de mel com Arthur Miller. Quando Miller deixa o país, Clark faz companhia a Monroe e eles passam uma semana juntos.