Facebook: feed agora prioriza notícias locais

A rede social anunciou em janeiro que atualizaria seu Feed de Notícias para priorizar as notícias locais. Na época, a atualização era apenas para usuários dos EUA. Hoje, o chefe do produto de notícias do Facebook, Alex Hardiman, e o chefe de parcerias de notícias, Campbell Brown, anunciaram em um post no blog da empresa que as mudanças serão lançadas globalmente.

Em sua declaração de hoje, o Facebook disse que as atualizações de priorização de notícias locais serão aplicadas a "todos os países, em todos os idiomas". Com as mudanças, os usuários verão mais notícias "cobrindo a cidade atual e outras cidades com as quais possam se preocupar".

Apoiar notícias locais e promover mídia independente” foi uma das 10 medidas anunciadas em janeiro de 2017. O Facebook também se comprometeu a melhorar o treinamento e as ferramentas para jornalistas e o público em geral, incluindo parcerias com organizações para promover notícias e alfabetização midiática.

Como funciona?

Basicamente o algorítimo do Facebook identificará veículos locais pelo realce de cliques feitos por usuários de uma área geográfica específica. E, consequentemente, se um amigo compartilhe a notícia ou você siga a página do veículo, a notícia aparecerá com mais destaque no seu feed.

Boas consequências

Com o algorítimo atualizado, o Facebook diz que estará ajudando fontes locais independentes e de combo combatendo as fake news: "Continuaremos nosso trabalho para priorizar notícias de alta qualidade no Feed de notícias, incluindo notícias de fontes amplamente confiáveis, informativas e relevantes para as comunidades locais", diz o comunicado.

Fonte: Facebook

Comentários