Adolescente constrói um braço protético para o pai


Em 2003, quando Robbie Frei ainda tinha 3 anos de idade, seu pai, Jason Frei, foi ferido em um missão no Iraque, ocasionando um severo dano ao seu braço direito. Depois de algum tempo, seu filho apaixonado pelo potencial de impressão 3D decidiu presentear o pai.

Oficial da artilharia marítima, Jason estava andando em um Humvee quando o comboio foi emboscado fora de Nasiriyah. Ele foi atingido com uma granada de foguete no ataque e perdeu parte do braço direito no Iraque.

Jason Frei, seu filho e Valerie Frei na United States Marine Corps em 2011 (imagem por Ladue News / reprodução)

Frei relatou que durante anos não pode ter algumas interações com seu pai, como jogar videogame ou basquetebol, e como um estudante amante de robótica teve a ideia de

“Quando meu pai ficou ferido nos fuzileiros navais, ele não pôde jogar videogames conosco por cerca de 10 anos, e depois que eu criei o adaptador impresso em 3-D, ele pôde voltar”, diz Frei.

A nova prótese é modelada a partir da mão de trabalho de seu pai. Usando o vídeo de si mesmo jogando uma bola de beisebol, Robbie analisou o movimento em seu computador para criar o design e a amplitude de movimento necessária. Então ele criou uma impressão em 3D com a ajuda da equipe de engenharia da escola.

Jason Frei testando a nova prótese (imagem por ABC News)
Quanto a Robbie - que está completando seu sexto ano na equipe de robótica e de olho nas perspectivas da faculdade - continuará trabalhando com seu pai para melhorar a mão protética, com planos de adicionar uma articulação do polegar e um pulso rotativo.

Fonte: ABC News

Comentários