Novo Trojan para Android é quase impossível de ser removido do sistema


A empresa de segurança Kaspersky afirma que descobriu o "mais sofisticado" trojan para Android já existente até o momento. As informações são do site Mashable.

Identificado pela Kaspersky como "Backdoor.AndroidOS.Obad.a," a ameaça móvel pode enviar SMS para números de valor acrescentado, baixar outros malwares e instalá-los no dispositivo infectado, bem como enviar o malware para outros dispositivos via Bluetooth, e remotamente executar comandos no console.

Obad também está muito bem escondido, por meio de ofuscação de código, e ele usa várias falhas de segurança anteriormente não documentados no sistema operacional Android para torná-lo muito difícil de analisar.

Uma vez que o trojan é executado em um dispositivo, ele imediatamente tenta obter privilégios de torna-se o administrador do dispositivo, podendo controlar tudo do smartphone e silenciosamente.

"Uma característica deste Trojan é que o aplicativo malicioso não pode ser excluída, uma vez que ganhou privilégios de administrador: através da exploração de uma vulnerabilidade Android até então desconhecida, o aplicativo malicioso goza de privilégios estendidos, mas não está listada como uma aplicação com privilégios de administrador do dispositivo", disse Kaspersky Lab, especialista Unuchek romano.

Representantes Kaspersky disse que já informou o Google sobre a vulnerabilidade em questão.

A única boa notícia sobre este trojan é que ele não é muito difundida. De acordo com a Kaspersky, isso equivale a não mais do que 0,15% de todas as tentativas de infecção de malware em celulares.

Você pode encontrar mais informações sobre o trojan Backdoor.AndroidOS.Obad.a aqui .

Fonte: Mashable.