Carros que andam sozinho, isso já é uma realidade!

   Que o mundo está cada vez mais desenvolvido isso não podemos negar, e com cada tecnologia estaremos cada vez mais desenvolvidos. Deste então, estamos saindo dos quadrinhos e desenhos de ficção e colocando no mundo real. Desta vez, vamos lembrar dos carros automáticos. É isso mesmo, novos carros, novas tecnologias.

   Sergey Brin, cofundador do Google, ja afirmou que os carros automáticos seriam muito mais eficiêntes e seguros para a condução no tráfego de automoveis. A instituição BBC News, através de uma reportagem moustrou dados que comprovam que 90% dos acidentes envolvendo veículos são causados por erro humano. 

   De acordo com o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE),  uma das maiores organizações profissionais de engenharia do planeta. Afirmou que até 2040 a maioria dos carros circularam pelas cidades sem a condução de um motorista, ou seja, com um auto modo de circulação dos veículos.

   Através de Sergey, a Google hoje possui um protótipo (prototype) de uma tecnologia que é forte no ramo de carros sem motoristas, com mescla de radares e lasers, com a ajuda do Google Maps, onde reproduz a função de ao se mover achar o ponto desejado até o local onde o "passageiro" quer ir.


A Volvo, atual fabricante do carro mais seguro testado na Europa, está envolvida no projeto autônomo Sartre (Safe Road Trains for the Environment), testando um comboio de carros em uma estrada aberta - todos eles adaptados ao sistema que não precisa do auxílio do motorista. Enquanto viajam pela rodovia, os motoristas podem relaxar, ler um jornal etc.

Os carros sem motorista da empresa são controlados automaticamente, seguindo um veículo líder e interagindo sem acidentes com os demais automóveis da rodovia, que não faziam ideia do que estava acontecendo. O teste pioneiro, realizado na Espanha, foi um sucesso.

Quer a prova?
   Já que estamos falando de carros que andam sozinhos, que tal vermos o protótipo da Google em ação, provando que a tecnologia estar mais perto do que pensamos...



Referência


--------//--------
CanalTech - Carros que dispensam motoristas [...]


Comentários