Oscar 2012 - Melhor Filme

O Oscar de melhor filme (em inglês Academy Award for Best Picture), é um dos prêmios Oscar oferecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Melhor Filme
Cavalo de Guerra
Em Devon, Inglaterra, enquanto a Primeira Guerra Mundial eclodia, "Joey", o cavalo de Albert Narracott, é vendido para a Cavalaria do Exército e enviado para França. Joey serviu nas Forças Armadas do Reino Unido e da Alemanha, e é pego por fogo inimigo; morte, doenças e o destino o levam a uma verdadeira odisséia, servindo em ambos os lados do conflíto antes de parar sozinho no meio da Terra de ninguém. Mas Albert não se esqueceu de Joey e, ainda jovem demais para se alistar no Exército, ele embarca em uma perigosa missão para encontrar seu cavalo e o trazer devolta para casa em Devon.

O Homem que Mudou o Jogo/Moneyball
Billy Beane, gerente geral do Oakland Athletics, não está feliz com a derrota de seu time para o New York Yankees na pós-temporada de 2001. Com a iminente saída de seus principais jogadores, Beane tenta formular uma estratégia para criar um time competitivo para a temporada de 2002, porém esbarra no orçamento limitado do Athletics. Durante uma visita ao Cleveland Indians, Beane conhece Peter Brand, um jovem recém formado de Yale em economia que possui ideias radicais de como avaliar cada jogador. Beane testa a teoria de Brand perguntando se ele o teria escolido no draft; Beane havia sido um jogador antes de se tornar gerente geral. Apesar dos olheiros o terem considerado um jogador fenomenal, sua carreira foi desapontadora. Depois de pensar um pouco, Brand responde que ele não o teria escolido até a nona rodada, e que Beane deveria ter aceito a bolsa pra estudar em Stanford. Percebendo a oportunidade, Beane o contrata para ser seu assistente.

Os olheiros da equipe primeiramente rejeitam, e depois tornam-se agressivos, com a abordagem não tradicional de Brand para escolher jogadores, mais notavelmente Grady Fuson – que é despedido por Beane depois de insultar a abordagem, indo às rádios para expressar suas dúvidas em relação ao futuro da equipe. Ao invés de se apoiar na intuição e experiência dos olheiros, Brand seleciona jogadores baseado quase que exclusivamente na porcentagem de vezes que eles chegam em base. Ao encontrar jogadores com alta porcentagem de base, porém com características que leveriam os olheiros a ignorá-los, Brand reúne um time de jogadores sub-valorizados com um potencial muito maior do que as finanças do Athletics permitiriam. Apesar da oposição dos olheiros, Beane apoia a teoria de Brand e contrata os jogadores que ele seleciona, como o arremessador Chad Bradford. Depois do período de contratações, Beane descobre que ele também enfrenta a aposição de Art Howe, técnico do time. Com a tensão entre dos dois já alta devido a uma disputa contratual, Howe ignora a estratégia de Beane e Brand e coloca o time para jogar com um estilo tradicional, apesar da falta de resultados. Beane é eventualmente forçado a trocar a única estrela tradicional do time, Carlos Peña, para forçar Howe a usar os novos jogadores.

No começo da temporada, o Athletics joga mal, fazendo com que os críticos, dentro e fora da equipe, digam que o novo método era um fracasso. Beane convesse o dono do time a prosseguir, e eventualmente os resultados da equipe melhoram. No final, o Athletics vence 20 jogos consecutivos, um recorde na Liga Americana. O recorde inclui uma vitória sobre o Kansas City Royals. Como muitos jogadores de beisebol, Beane é superticioso e evita assistir jogos. Sua filha implora para que ele vá assistir o jogo contra os Royals, onde Oakland vencia por 11–0 na terceira entrada. Beane chega no começo da quarta e vê seu time ruir deixando que os Royals empatem a partida em 11–11. Finalmente, os A's vencem com um home run de uma das escolhas de Brand, Scott Hattenberg. Apesar do grande sucesso na segunda metade da temporada, a equipe perde na primeira rodada da pós-temporada, dessa vez para o Minnesota Twins. Beane fica desapontado, porém satisfeito por ter demonstrado o valor do método de Brand.

Ao final, o filme salienta que Beane recusou a oportunidade de se tornar o gerente geral do Boston Red Sox, apesar de uma oferta de US$ 12.5 milhões, que o teria feito o mais bem pago gerente geral da história do beisebol, e que o Boston foi campeão em 2004 usando as teorias pionerizadas por Beane e Brand.

The Artist
Em 1927, estrela de Cinema Mudo George Valentin (Jean Dujardin) vai assistir a estréia de seu último filme, A Affair russo. Fora do teatro, Valentin está posando para fotos para a imprensa, quando uma mulher jovem, "Peppy Miller" (Bérénice Bejo), admirando Valentin de uma multidão cheia de fãs, deixa cair a bolsa. Ela se abaixa para pegá-lo e é acidentalmente empurra Valentin, que reage graciosamente e faz um show para os fotógrafos da imprensa. No dia seguinte, Miller se encontra na primeira página da revista "Variety"' com o título "Quem é essa menina?". Mais tarde, Miller faz testes como uma dançarina e está "cotada" por Valentin, que insiste que ela tem uma parte em Kinograph Studios próxima produção, apesar das objeções do chefe do estúdio, Al Zimmer (John Goodman). Com um pouco de orientação de Valentin, Miller sobe lentamente através da indústria, ganhando mais proeminentes papéis principais.

Dois anos mais tarde, Zimmer anuncia o fim da produção de Filmes mudos em Kinograph Studios, mas Valentin é indiferente, insistindo que o som é apenas uma moda passageira. Ele decide produzir e dirigir seu próprio filme silencioso, financiando-o. O filme estréia no mesmo dia do filme de Miller que tem som, que também coincide com o "Crash de 1929". Agora a única chance de Valentin de evitar a falência é para o seu filme para ser um sucesso. Infelizmente o público migram para filme de Miller, e Valentin está arruinado. Sua esposa, Doris (Penelope Ann Miller), chuta para fora, e ele se muda para um apartamento com seu criado, Clifton (James Cromwell). Peppy Miller passa a se tornar uma estrela de Hollywood.

Mais tarde, o Valentin na falência, é forçado a leiloar todos os seus pertences pessoais, e Clifton incêndios, que está relutante em deixar Valentin apesar do fato de que o ator não pagou a ele por um ano. Desesperado e bêbado, Valentin define uma partida para o celulóide, onde filmou seus filmes anteriores, e está preso em sua casa como o fogo se alastra. Seu cão atrai a ajuda de um policial por perto, e depois de ser resgatado Valentin é hospitalizado por ferimentos sofridos no incêndio. Miller visita o hospital e pede para ele ser transferido para sua casa para se recuperar. Ele acorda em uma cama lá, para descobrir que Clifton agora está trabalhando para Miller.

Miller insiste que Valentin co-estrele seu próximo filme, ameaçando sair Kinograph Studios se Zimmer não concordar com seus termos. Depois Valentin descobre que Miller tinha comprado todos os seus efeitos leiloados, ele retorna ao seu apartamento incendiado. Miller chega, em pânico, e descobre que Valentin está prestes a tentar o suicídio. Os dois se reconciliem, e lembrando que ele é uma excelente dançarina, Miller convence Zimmer para deixá-los fazer um musical juntos.

O som finalmente aparece quando começa a cena de dança com Miller e Valentin. Uma vez que a coreografia é completa, Zimmer chama de "Corta! Perfeito. Bonito. Você poderia me dar mais uma?" Valentin, em sua primeira linha audível, responde: "Com prazer", em um forte "sotaque" francês.

Extremely Loud and Incredibly Close
O Garoto de dez anos Oskar Schell (Thomas Horn) vive em Nova York com seus pais. Ele passa grande parte do tempo com seu pai (Tom Hanks), com quem joga um jogo chamado "Missão de Reconhecimento". Oscar perde seu pai nos "Ataques terroristas de 11 de setembro de 2001"; seu pai estava no 105º andar durante o atentado. Posteriormente, Oskar vai em uma jornada através de Nova York para encontrar uma caixa fechada onde seu pai tinha deixado uma chave.

The Help
The Help (Histórias Cruzadas (título no Brasil) ou As Serviçais (título em Portugal)) é um filme de drama, que surgiu do livro romance homônimo de Kathryn Stockett. O filme é um retrato sobre uma jovem mulher caucasiana, Eugenia “Skeeter” Phelan, e o seu relacionamento com duas empregadas negras durante a era americana dos Direitos civis no idos de 1960. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspectiva das empregadas (conhecido como The Help), mostrando o racismo que elas enfrentam quando estão trabalhando para famílias de brancos.

O filme é ambientado em Jackson, Mississippi, e estrela Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Sissy Spacek, Mike Vogel, Mary Steenburgen e Allison Janney. The Help teve boa critica e tornou-se um grande sucesso. [1] Em 29 de Janeiro o elenco recebeu o Screen Actors Guild Awards de Melhor Elenco em cinema.

Hugo
Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão de 12 anos que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida de gigantes relógios do Lugar: escuta seus compassos, observa enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada Isabelle (Chloe Moretz), cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível História, que, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de história numa homenagem inteligente ao cinema mudo e a preto e branco.


Midnight in Paris
Midnight in Paris (Brasil/Portugal: Meia-noite em Paris) é um filme de comédia romântica e fantasia, escrito e dirigido por Woody Allen lançado em 2011. É estrelado por Owen Wilson, Marion Cotillard e Rachel McAdams. Na semana de 23 de janeiro de 2012 foi indicado ao pela Academia ao Oscar como melhor direção de arte (Anne Seibel, Hélène Dubreuil), melhor direção (Woody Allen) e como melhor filme.

The Descendants
Matt King (George Clooney) é um advogado, descendente de uma família de reis do Havaí, responsável por administrar as terras que foram herdadas pela família. Ao mesmo tempo em que lida com estas questões burocráticas, King é levado a tomar conta das filhas com quem tinha pouco contato, após a sua esposa ter sofrido um acidente de lancha e ter ficado em coma.

The Tree of Life
O filme abre com uma citação do Livro de Jó, quando Deus pergunta, "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? ... Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?" Uma luz misteriosa e vacilante, que lembra uma chama, emerge. O filme corta para a Sra O'Brien enquanto ela recebe um telegrama informando sobre a morte de seu filho aos 19 anos de idade. O Sr. O'Brien é notificado pelo telefone. A família é jogada em um mundo de dor enquanto eles tentam lidar com a situação em sua casa suburbana.

Jack O'Brien está à deriva em sua vida mordena como arquiteto. Em uma conversa ao telefone com seu pai, confessando pensar sobre seu irmão falecido todos os dias. Quando ele vê uma árvore sendo plantada em frente a um prédio, ele começa a reminiscência central do filme.

O filme corta para uma dramatização da formação do universo. Enquanto as galáxias se expandem e os planetas se formam, a voz de Jack pode ser ouvida perguntando várias questões existênciais. Em outros pontos do filme, tais questões e observações são expressas por outros membros da família, como também seu eu mais jovem. Na recém formada Terra, vulcões entram em erupção e micróbios se formam. Eventualmente, a câmera se estabelece em uma praia, onde um elasmossauro jaz com um ferimento fatal na lateral do corpo. Em uma floresta, um jovem parassaurolofo está cauteloso com predadores. Mais tarde na margem de um rio, o parassaurolofo jaz ferido. Um troodonte aparece e o examina. O troodonte coloca sua pata no pescoço do parassaurolofo, preparando-se para matá-lo, porém reconsidera depois de ver sua luta. O predador vai embora.

Em um vasto bairro de Waco, Texas, a família O'Brien é apresentada, vivendo em uma casa muito diferente e antiga. O jovem casal está fascinado pelo bebê Jack, e seu dois outros irmãos rapidamente o seguem, enquanto a família crece. O filme se estabelce na família enquanto Jack chega na adolescência. O Sr. O'Brien luta para equilibrar seu sentimento de dever paternal com o grande amor que ele têm pelos filhos. Ele é severo e autoritário, ao mesmo tempo profundamente afetuoso e carinhoso. Em contraste, a Sra. O'Brien é infantil e compreensiva, tendo uma atitude mais permissiva com seus filhos.

O Sr. O'Brien cobiça riqueza e lamenta não ter se tornado um grande músico. Ele arquiva patentes para várias invenções, porém não consegue criar um empreendimento duradorou. Em certo ponto, ele faz uma viagem ao redor do mundo tentando vender suas invenções. Enquanto ele está fora, os meninos desfrutam de acesso irrestrito a sua mãe, e Jack passa pelas primeiras dores da rebeldia. Persuadido por outros meninos de sua idade, Jack comete atos de vandalismo e abuso animal. Ele mais tarde invade a casa de uma vizinha, e rouba uma peça de roupa. Jack fica confuso por seus experimentos com violência.

A fábrica que o Sr. O'Brien trabalha fecha, e ele é forçado a se mudar. Ele se reconcilia com Jack, pedindo perdão por seu tratamento duro.

O filme mostra o fim da vida na Terra, com o planeta sendo queimado pelo Sol quando ele se transforma em uma gigante vermelha, posteriormente deixado como um lugar desolado, sem vida e congelado ainda orbitando a estrela, que no momento se transformou em uma débil anã branca.

O filme retorna para o Jack adulto, que está andando por um terreno rochoso, possivelmente no final do tempo e da própria vida. Ele tentativamente atravessa o batente de uma porta, erguido no meio das pedras. Em um baixio, Jack é reunido com sua família e todas as pessoas que povoavam sua memória. Seu pai está feliz por vê-lo. Sua mãe fica radiante quando a memória de Jack ressucita seu irmão falecido. Ela lhe agradece, beijando seu braço. O filme se encerra com a mesma luz misteriosa e vacilante do início.

Comentários