Internetês

   Internetês é um neologismo, ou seja, um tipo de prática de gírias na internet, a palavra Internetês vem de Internet + nês [sufixo], esse neologismo design uma linguagem utilizada principalmente no meio virtual, em que as palavras são transformadas em abreviações ou até em uma única expressão.

   Essa técnica é muito usada com duas ou no máximo cinco letras. Também faz parte da técnica certo atraso na pontuação e da acentuação, para provocar um efeito sonoro, ou seja, um pouco de fonética e da etimologia. Lembrando que essa técnica equivale a um desrespeito as normas da gramática e ortografia de acordo com a região ou país habitado pelo utiliza a técnica

História
    Em 1988, a Internet Rela, um protocolo de comunicação utilizado na Internet, criou basicamente um bate-papo e trocas de ficheiros, que permitia a conversa em grupo ou privada, então de acordo com a Wikipédia, eles foram um dos primeiros a usar ou até mesmo inventar o Internetes.


Expressões
   As expressões são demonstradas através de emoções, respostas ou citações tendo de ser muitos nas redes sociais, como risada, legal, muito engraçado, triste, abundante, não são expressas como as palavras anteriores, na internet é muito utilizada como se disse na introdução de intenetes, abreviações ou uma única expressão. Muito usadas são rsrs, lol, kkk, cmd, vc.

Quadro de expressões | fonte: Wikipédia
    A equipe Amotrix achou um gráfico com expressões de Internetês na Wikipédia, então retribuímos com todo o crédito do gráfico a Wikipédia.

Palavra na norma culta Abreviação em internetês Descrissão
Não ñ, n, naum Fonética, abreviações.
Sim s, y Fonética, abreviações; do inglês Yes
Por quê pq ou pk Abreviação;Fonética.
Computador PC Abreviação (não é utilizado apenas no internetês, mas por muitos que falam assim, sim.
Também tmbm, tbm, tmb, tb Abreviação
Se Faz Favor sff Abreviação
Então et Abreviação
Beleza blz Abreviação
Aqui aki Fonética
Acho axo Fonética
Qualquer qlqr, qq, qquer Abreviação
Mais + Utilização de símbolo
Hoje hj, og Abreviação;Fonética
Não é, neh,neah Fonética
Quando Qndo, qdo Abreviação
Novidade 9dade, nvd, 9da10 Utilização de símbolo, abreviação
Verdade vdd Abreviação
Você vc, vsê, c Utilização de símbolo, abreviação
Vocês v6, vcs, cs Utilização de símbolo, abreviação
Oi tudo bem? 8do bm Utilização de símbolo, abreviação
Comigo cmg Abreviação
Tudo bem td bm, tdb Abreviação
Por favor pf; pls; plis; plz Abreviação; do inglês please
Teclar tc Abreviação. É utilizado como sinônimo de conversar.
Falou(No caso, é sinônimo de Tchau;até) flw Abreviação.
Firmeza fms,fmz Abreviação.
Valeu vlw Abreviação.
Demais d+ Utilização de símbolo.
Até Mais t+,té + Utilização de símbolo.
É eh Abreviação.
Ah tá ata Abreviação.
Tchau xau Fonética.
Cabeça kbça Fonética.
Riso rs Abreviação.
Adiciona add Do inglês "Add".
Aceita acc Abreviação.
Beijo bj, bjo Abreviação.
Beijos bjs, bjos Abreviação
Tudo bem tb Abreviação
Saudades ou Só Deus Sabe SDS Abreviação

Dialogando...
     Para o estudioso, Eduardo Martins (jornal O Estado de S. Paulo [Cáceres, 26 de julho de 1939 — São Paulo, 13 de abril de 2008]), a apresentação sob em relação com o uso dessa linguagem, observando que o "aprendizado da escrita depende da memória visual: muita gente escreve uma palavra quando quer lembrar sua grafia. Se bombardeados por diferentes grafias, muitos jovens ainda em formação tenderão à dúvida".

     A pesquisadora Josiani Neves relata que o Internetês é uma adequação linguística. O Internetês exige rapidez no diálogo, com o objetivo de ganhar tempo sem perder as informações, mesmo que isso represente algum tipo de infração das normas gramaticais, no que concerne à produção escrita trata-se de uma modalidade de língua que dispensa formalidades. A norma padrão não admite desvios gramaticais em nenhuma hipótese. A especialista relata ainda que o usuário deva entender que, para cada situação, haverá uma exigência e que ao escrever um texto em que se deve usar a língua-padrão, mesmo que ocorra algum equívoco, devem-se executar as atividades de formulação, e faz-se extremamente necessário um maior cuidado com o texto.

Comentários