Google - Homenagem a Gioachino Rossini em seu 220º aniversário

   Nesta quarta-feira o Google homenageou o escritor de mais de 39 óperas Gioachino Rossini em seu 220º aniversário. Ele ficou famosas suas óperas como música sacra, música de câmara, canções, e algumas peças instrumentais e piano. Suas mais conhecidas óperas incluem as comédias italianas Il Barbiere di Siviglia (O Barbeiro de Sevilha) e La Cenerentola de língua francesa épica Moïse et Pharaon e Guillaume Tell (Guilherme Tell).


Início de carreira |Fonte: Wikipédia
Através da amigável interposição do Marquês Cavalli, sua primeira ópera, La cambiale di matrimonio (o contrato de casamento), foi produzido em Veneza quando ele era um jovem de 18 anos. Mas dois anos antes disso ele já havia recebido o prêmio no Conservatório de Bolonha para sua cantata Il Pianto d'Armonia sulla Morte d'Orfeo. Entre 1810 e 1813 em Bolonha, Roma, Veneza e Milão, Rossini produzido óperas de sucesso variável, principalmente La Pietra del paragone e Il Signor Bruschino , com sua abertura brilhante e única. Em 1813, Tancredi e L'italiana in Algeri foram sucessos ainda maiores, e catapultou o compositor de 20 anos de idade para a fama internacional.

O libreto de Tancredi foi um arranjo por Gaetano Rossi de Voltaire 's Tancrede tragédia. Vestígios de Ferdinando Paer e Giovanni Paisiello estão inegavelmente presentes em alguns fragmentos da música. Mas qualquer sentimento crítico por parte do público foi afogado pela apreciação de tais melodias como "Di tanti palpiti ... Mi rivedrai, ti rivedrò", que se tornou tão popular que os italianos cantavam em multidões nos tribunais até chamado em cima do juiz para desistir.
Gioachino Rossini, pintado c. 1815 por Vincenzo Camuccini

Com a idade de 21 anos, Rossini havia se estabelecido como o ídolo do público de ópera italiano. Ele continuou a escrever óperas para Veneza e Milão durante os próximos anos, mas a recepção foi fria e, em alguns casos, insatisfatória após o sucesso de Tancredi. Em 1815 ele se retirou para sua casa em Bolonha, onde Domenico Barbaia , o empresário do Nápoles teatro, celebrou o acordo que fez diretor musical do Teatro di San Carlo e do Teatro del Fondo , em Nápoles. Ele iria compor uma ópera por ano para cada um. Seu pagamento era para serem 200 ducados por mês, eles era também de receber uma parte das mesas de jogo definidos no teatro "ridotto", no valor de cerca de 1000 ducados por ano. Este foi um acordo extremamente lucrativo para qualquer músico profissional naquele momento.

Ele visitou o Conservatório de Nápoles, e, embora menos do que quatro anos mais velho para Mercadante , disse ele ao Diretor Niccolò Zingarelli , "Meus cumprimentos Maestro -. seu jovem pupilo Mercadante começa onde terminamos" [6]

Alguns compositores mais velhos, em Nápoles, nomeadamente Zingarelli e Paisiello, estavam inclinados a intriga contra o sucesso do jovem compositor, mas toda essa hostilidade foi proferida fútil pelo entusiasmo com que foi recebido o desempenho de seu tribunal Elisabetta, Regina d'Inghilterra , em que Isabella Colbran , que posteriormente se tornou a esposa do compositor, assumiu um papel de liderança. O libreto da ópera de Giovanni Schmidt , foi em muitos aspectos uma antecipação do que seria apresentados ao mundo alguns anos mais tarde, em Sir Walter Scott 's Kenilworth . A ópera foi o primeiro em que Rossini escreveu os ornamentos dos ares em vez de deixá-los à fantasia dos cantores, e também o primeiro em que o recitativo secco foi substituído por um recitativo acompanhado por um quarteto de cordas.
Fonte do subtítulo Início de Carreira: Wikipédia.

Comentários