Tudo Sobre - Blogger


 Blogger, uma palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, semelhantemente ao WordPress.





O Blogger permite a hospedagem de um número ilimitado de blogs nos servidores do Google, que adotam o endereço .blogspot.com. Anteriormente, era possível hospedar os blogs em um servidor próprio do usuário, mas atualmente, o Blogger deixou de suportar publicação via FTP. Os blogs hospedados no Blogspot incluem uma barra de navegação do Blogger, que não pode ser removida, através de alguma opção da interface do Blogger. Porém, existem tutoriais explicando como removê-la, através de um hack. Os termos de serviço do Blogger não especificam se tal ação é uma violação ou não, mas muitos usuários do serviço optam por fazê-la.

Historia
    Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e freqüentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador, e o texto imediatamente aparece no site.

 O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.

 Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.

   Em agosto de 2009, em comemoração ao 10º aniversário do Blogger, foram adicionados novos recursos ao sistema, como o "Jump Break", que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Antes, para fazer isso, era necessária edição do código HTML. Em fevereiro de 2010, foram adicionados a funcionalidade Páginas estáticas e o Gadget de Páginas, semelhante ao do WordPress, facilitando a postagem para os criadores e leitores.

Dynamic Views
   Em 29 de Setembro de 2011, o Blogger disponibilizou a seus usuários o Dynamic Views, o novo modelo aborta o ágil mais não muito conhecido a opção dinâmica o modelo é um método mais acessível para visualizações, não muito adequado para quem usa widgets no blog.

Responder Comentários
   Em Janeiro de 2012, o Blogger adicionou mais um novo recurso, o conhecido Responder Cometários, o recurso era um dos mais pedidos para a equipe Blogger por seus usuários

Blogger Brasil
   Em agosto de 2002 as Organizações Globo firmaram uma parceria com o Google Pyra Labs, possibilitando a inauguração da primeira e até hoje única filial do Blogger no mundo. O Blogger Brasil foi lançado durante o processo de inauguração do Globo.com em uma grandiosa estratégia de marketing, incluindo menções na novela O Beijo do Vampiro através do site utilizado por um dos personagens, o "Blog do Bóris".

Na época, a versão brasileira oferecia hospedagem de imagens, função que a matriz estadunidense ainda não disponibilizava. Rapidamente se tornou um dos maiores hospedeiros de blogs do Brasil, sendo um dos maiores responsáveis pelo "estouro" dos blogs no país.

Em dezembro de 2004, após uma série de problemas de hospedagem, o serviço deixou de ser oferecido gratuitamente, ficando restrito apenas a assinantes da Globo.com.

Comentários