Tudo Sobre - Apple

   A Apple Inc. (anteriormente Apple Computer, Inc.) é uma empresa é uma empresa multinacional norte-americana que projeta e comercializa produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Fundada Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.

    Os produtos mais conhecidos de hardware da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o Iphone e o iPad. Softwares inclui o sistema operacional Mac OS X, o navegador de mídia iTunes; a suíte de software multimídia e criatividade iLife; a suíte de software de produtividade iWork; Aperture, um pacote de fotografia profissional; Final Cut Studio, uma suíte de áudio profissional e produtos de software; Logic Studio, um conjunto de ferramentas de produção musical; o navegador Safari; e o iOS, um sistema operacional móvel. Em agosto de 2010, a empresa operava 301 lojas de varejo em dez países, e uma loja online onde os produtos de hardware e software são vendidos. Em maio de 2011, a Apple era uma das maiores empresas do mundo e a empresa de tecnologia mais valiosa do planeta, tendo ultrapassado a Microsoft.


Fundação e Historia
    A empresa foi fundada em 1 de Abril de 1976 em Cupertino, Califórnia, nos Estados Unidos da América, e incorporada no dia 3 de Janeiro de 1977. A empresa foi anteriormente denominada Apple Computer, Inc. nos seus primeiros 30 anos, mais os fundadores e proprietários decidiram retirar a palavra "Computer" no dia 9 de Janeiro de 2007, para refletir a contínua expansão da empresa no mercado de eletrônicos de consumo, além de seu foco tradicional em computadores pessoais.

     Após a mudança no nome da empresa de Apple Computer, Inc para Apple, Inc, a mudança de nome, que seguiu a introdução do Smartphone e iPhone e de outros sistemas de vídeo digital

Em Setembro de 20100, a empresa tinha 46,6 mil empregados em tempo integral e 2.800 temporários empregados em tepo integral em todo o mundo e tinha vendas anuais mundiais de 65,23 bilhões dólares.

Por motivos variados em sua filosofia de design estético completo até suas campanhas de publicidade distintas, a Apple foi forçada por si mesmo a fazer uma reputação única na indústria de eletrônicos de cunsumo, tendo assim incluindo uma base de clientes que se dedica á empresa e sua marca, especialmente nos EUA.

Na data de 24/08/2011 Steve Jobs anuncia oficialmente a sua renuncia do cargo de CEO da Apple e em 05/10/2011 falece

Lojas

   A Apple opera mais de 180 pontos de venda nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Canadá e Itália. As lojas vendem a maioria dos produtos da empresa, assim como muitos produtos de terceiros e oferece suporte e consertos no local para seu hardware e software. A empresa emprega mais de 20 000 pessoas mundo afora, entre cargos permanentes e temporários.


Produtos
     Sede da Apple em Cupertino (uma das cidades que compõem o Vale do Silício), Califórnia.
Loja oficial da Apple em Chicago

Alguns produtos de sucesso da Apple:

  • Apple II - O primeiro computador da família "II", cujo nome, mais tarde, inspirou o Macintosh "IIsi" e o "IIci" como destaque da tecnologia da época.
  • Macintosh - A marca registrada da Apple para seus computadores.
  • QuickTime - Uma estrutura de suporte (framework) multi-mídia desenvolvida pela Apple, Inc., para desenvolvimento de software capaz de manipular formatos de vídeo digital, mídia clips, som, texto, animação, música e vários tipos de imagens panorâmicas interativas.
  • PowerBook G3 - 1998, Da família dos "G3"s da Apple; o primeiro notebook com processador PowerPC G3. Foi popularmente conhecido na série Sex and the city no qual a principal personagem usava-o.
  • iMac - 1998, Um computador que constituía da sua torre com o monitor acoplados num só periférico. desde o primeiro modelo deste computador ele ja a possuia um design arrojado, com cores fortes de alto contraste e diversos atributos novos, com o intuito de atrair o público jovem e popularizar a marca.
  • iBook - 1999, Notebook da Apple criado seguindo as mesmas características do iMac, com varias cores fortes e atributos novos.
  • iPod - 2001, Um dos primeiros players portáteis de áudio e vídeo digital do mundo, que conquistou o público por sua leveza, praticidade, qualidade, modernidade e simplicidade, hoje com uma diversa linha de variadas capacidades de armazenamento e tamanhos.
  • iTunes Store - 2001, é a maior galeria de música digital legalizada no mundo, foi criada para venda de músicas, clipes, álbuns, seriados e até filmes para iPod pela internet.
  • iTunes - 2001, Foi desenvolvido para reproduzir e organizar arquivos de música e vídeo digitais. Pelo iTunes também é possível fazer compras de canções e vídeos na iTunes Store e carregar arquivos para iPod.
  • Mac OS X - 2001, sistema operacional destinado aos computadores Macintosh. Tornou-se o ambiente baseado em Unix mais vendido até hoje (em número de computadores vendidos).
  • MacBook - 2006, foi o notebook sucessor do ibook. Esta máquina possui melhoramentos significativos como tela larga e já com os processadores Intel Core 2 Duo que melhoraram a confiabilidade, velocidade e, principalmente, o consumo de energia em relação ao antecessor iBook.
  • iPhone - 2007, é um telefone celular com funções de tocador de áudio, câmera digital e internet. A navegação é feita através de sua tela sensível a múltiplos toques (multitouch). Destaca-se ainda pela utilização de uma versão "enxuta" do sistema operacional OS X. Após seu lançamento, o aparelho vendeu 1 milhão de unidades em um período de apenas 74 dias.
  • iPad - 2010, é um 'tablet' criado pela empresa e apresentado em 27 de Janeiro. Foi lançado nos Estados Unidos em abril de 2010.
  • MacBook Air - 2010, Apresentado em 20 de Outubro, é a próxima geração de notebooks da Apple. Possui, em seu ponto mais largo, 0.68 pol, e no mais estreito, 0,11 pol. Isso se deve à ausência de um Disco Rígido óptico, uma vez que usa memória flash como unidade de armazenamento, mesmas memórias utilizadas em iPhones e iPads. Possui carcaça inteiriça de alumínio (Unibody), assim como seus irmãos mais velhos.
  • iPad 2 - 2011, a segunda geração do iPad, apresentado em 2 de março de 2011, que além de ser mais fino, mais rápido e mais leve, conta com uma câmera traseira e uma dianteira (para vídeo-conferências).
  • iPhone 4S - 2011, quinta geração do smartphone da Apple que conta com um processador A5, mais rápido que o anterior, foi corrigido a falha na recepção de rede, implementada uma antena extra, capaz de dobrar a velocidade de transferência de dados. Teve como principal função o sistema de reconhecimento de voz Siri. Em apenas um final de semana depois do lançamento, foram vendidas mais de 4 milhões de unidades do aparelho.

iOS
Produtos que são compatíveis com o sistema operacional móvel iOS.

  • iPhone - 2007, lançado junto ao "iPhone OS", atual iOS.
  • iPod touch - 2007, lançado alguns meses depois do iPhone, também com o "iPhone OS" (iOS).
  • iPad - 2010, o tablet foi lançado com o iOS.

Fracassos

Nem tudo foi sucesso na história da Apple. Alguns produtos revelaram-se um grande fiasco:

  • Apple III - 1980, o fracassado sucessor do Apple II.
  • Apple Lisa - 1983, o primeiro computador da Apple a usar interface gráfica e mouse. Capaz de multitarefa não-preemptiva e equipado com 1MB (1024KB) de memória RAM.
  • Apple Newton - 1993, também conhecido com Newton Message Pad, era um computador de mão ("palmtop") com tela sensível ao toque ("touch screen"), reconhecimento de escrita, memória flash e processador RISC. Lançado três anos antes dos populares Palm Pilot.
  • QuickTake - 1994, uma das primeiras câmeras digitais voltada para o consumidor doméstico. Ficou no mercado durante 3 anos.
  • Apple Pippin - 1996, vídeo-game que foi um grande fracasso devido à pouca quantidade de jogos publicados e ao grande número de consoles que eram vendidos com defeitos de fabricação.

Curiosidades

  • O nome "Macintosh" é uma homenagem às maças do tipo "McIntosh Red", muito comum nos Estados Unidos.
  • O símbolo da empresa, uma maçã já mordida, lembra a maçã de Isaac Newton, sendo que a mordida representa o senso de descoberta.
  • Os portáteis e iPhones Apple aparecem em várias séries e filmes tais como "A Orfã", "Buffy, a Caça-Vampiros", "Lua Nova", "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", "O Livro de Eli" e "As Viagens de Gulliver".
  • Nas séries de TV da Nickelodeon como iCarly, Drake e Josh e Victorious, os vários produtos da Apple como o iPhone, iMac, iPod entre outros, são representados por uma fictícia marca chamada Pear. Os produtos são os PearPhone, PearBook, PearTunes entre outros.
  • Na série de televisão, Prison Break são exibidos alguns produtos da Apple, como o computador Macintosh
  • Na série de televisão, Os Simpsons há uma marca paródia da Apple chamada Mapple. Já Steve Jobs,Ex- CEO da empresa, é chamado de Steve Mobs.
  • A empresa está sendo processada em 2011 por 27.000 sul-coreanos por conta de violação de dados pessoais. O processo corre no tribunal de Changwon, em Seoul.
  • Steve Jobs, um de seus fundadores, veio a falecer no dia 5 de outubro de 2011 vítima de câncer no pâncreas.
  • A maior loja da empresa, Apple Store Grand Central, está localizada na cidade de New York.
  • Em dezembro de 2011 a Motorola conseguiu uma liminar para banir produtos da Apple na Alemanha, por conta de violações de patente.

Detalhes:


Apple
Apple Logo.svg
Tipo Empresa cotada em bolsa (NASDAQ: AAPL, LSE: 0HDZ, FWB: APC)
Fundação Califórnia, Estados Unidos (1 de abril de 1976, como Apple Computer, Inc.)
Sede Apple Campus
Cupertino, Califórnia,  Estados Unidos
Filiais 317 lojas de varejo
Fundador(es) Steve Jobs
Steve Wozniak
Ronald Wayne
Pessoa(s) chave Timothy D. Cook (CEO)
Empregados 49 400 (2010)
Indústria Hardware de Computador
Software de Computador
Eletrônicos de consumo
Produtos
Subsidiária(s) Braeburn Capital
FileMaker Inc.
Cotação NASDAQ: AAPL
NYSE: AAPL
NASDAQ-100 Component
S&P 500 Component
Receita US$ 65,23 bilhões (FY 2010)
Lucro US$ 18,39 bilhões (FY 2010)
Faturamento US$ 47,79 bilhões (FY 2010)
Renda líquida US$ 14,01 bilhões (FY 2010)
Website Apple.com


Referências
  1. Wikipédia | Enciclopédia sobre a empresa Apple Inc.
  2. Apple | Site oficial da Apple

Comentários