24 Janeiro - A maior tempestade de radiação solar dos últimos 7 anos

     Uma enorme tempestade de radiação solar está afetando a Terra hoje (24/01), devido a uma erupção solar que aconteceu no último domingo (22/01). O fenômeno pode trazer muitos riscos e interferências generalizadas como rádios, internet, entre outros, e pode trazer um grande risco de radiação para passagerios de aviões, helicopteros, naves e autrosnautas.

(Fonte da imagem: Space Weather)


 
  A erupção foi detectada no dia 22 de Janeiro de 2012 que enviou uma explosão de energia com partículas solares em direção à Terra a uma velocidade de dois mil quilômetros por segundo. De acordo pelo Observatório Solar Dinâmico (SDO) da Agência Espacial Americana (NASA). O instituto detectou um poderoso jato de luz ultravioleta da enorme explosão solar vindo à direção da Terra.

      Apesar dessas situações, não existem riscos para as pessoas que estão aqui na Terra. Apenas os vôos polares devem ser redirecionados como uma medida de precaução. De acordo com a Administração Nacional Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA), essa é a tempestade de radiação mais forte desde maio de 2005.

Comentários