Ilusão de Ótica - Desaparecimento de Troxler

A ilusão "Desaparecimento de Troxler" foi notada pela primeira vez pelo cientista  Ignaz Paul Vital Troxler em 1804. Que possibilita o desaparecimento de alguns elementos dentro de uma figura.

Daqui em diante preste muita atenção na figura abaixo.
Fixe sua visão no centro da imagem (durante 30 segundos)
Relaxe sua vista (não mecha seu olho para outra região)



   Durante estes 30 segundos você percebeu alguma alteração na figura acima? 
Correto!
   Todas as cores ao redor do centro da figura desaparecem, essa "ilusão" é chamada de "Desaparecimento de Troxler", notado pela primeira vez pelo cientista  Ignaz Paul Vital Troxler em 1804

Saiba porque isso acontece.
   De acordo com estudos, ao fixarmos a nossa visão para o centro da figura, nossos neurônios responsáveis pela nossa visão periférica ficam relaxados por causa da inação. Ao fixarmos diretamente a nossa visão periférica ao centro da figura nosso cérebro automaticamente cria um processo de ocultação automática, ou seja, todas as outras partes da figura acabam sendo deixados de segundo plano pelo nosso sistema nervoso, tendo assim, que só o efeito acaba após movermos alguma parte de nossa visão periférica.

Como acabar com o efeito.
   Para acabar com o efeito não é necessário muito, ao movermos nossa visão periférica (ou nosso olho), o efeito automaticamente deixa de existir, tendo assim que nosso sistema nervoso possa deixar as outras partes da imagem em primeiro plano novamente.

Outras imagens:
Olhando para a cruz no centro da imagem por aproximadamente vinte segundos as manchas em lilás desaparecem. Pode ser observado uma única bolinha esveerdeada movimentando-se.

Comentários